ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS    |

A voz do trabalhador

ACESSIBILIDADE

A+
A-

ARTIGOS


24 DE MARÇO DE 2016

Mais renda, mais dignidade!

A valorização do Piso Regional é uma das heranças positivas deixada pelo governador Tarso, para que o Rio Grande do Sul possa continuar crescendo de forma sustentável. O Tribunal de Justiça do estado considerou constitucional o reajuste de 16%, proposto no fim do ano passado. O reajuste melhora a distribuição de renda das famílias gaúchas e incentiva o avanço da democracia participativa, pois estimula os trabalhadores a se articularem para a luta salarial das suas diferentes categorias profissionaisEste é um importante instrumento para alavancar a remuneração da população de mais baixa renda no estado, servindo de referência, inclusive, para os trabalhadores que atuam na informalidade.

A trajetória de crescimento de empregos formais no Rio Grande do Sul, desde que o piso foi estabelecido, é um indicativo de que não existe motivo para temer demissões. As principais economias estaduais já praticam pisos regionais e não deixaram de atrair investimentos. Não é através do custo de mão-de-obra que a economia gaúcha compete com outros estados ou com a China, por exemplo, e sim através da qualificação de sua força de trabalho.  O impacto sobre os custos das empresas será mínimo e mais do que compensado pelo aumento na demanda.

A partir de 2011, durante gestão petista, o Piso Regional recuperou a vantagem que tinha sobre o salário mínimo nacional refletindo diretamente a ampliação do crédito popular. Mais de um milhão de trabalhadores gaúchos serão beneficiados pelo atual reajuste. Dessa forma a elevação dos rendimentos mais baixos tem um papel importante na Política Social de combate à pobreza e às desigualdades. É assim que dizemos SIM ao Rio Grande do Sul.

 

Dep Nelsinho Metalurgico (PT Canoas)


<< VOLTAR

Canal do Nelsinho

Entrevista programa Espaço Público…

Mural do Nelsinho

Dilma

“O destino sempre me reservou muitos desafios, muitos e grandes desafios. Alguns…
Veja os depoimentos

Endereço

ESCRITÓRIO POLÍTICO DE CANOAS

AVENIDA VICTOR BARRETO, Nº 1778, CENTRO

CANOAS/RS

FONE (51) 3429-1948

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO RS

PRAÇA MARECHAL DEODORO, 101 - PORTO ALEGRE/RS

4º ANDAR - SALA 410

FONE (51) 3210-2670

SEGUNDA À SEXTA DAS 8H ÀS 18H

contato@nelsinhometalurgico.com.br

Links Úteis

ACESSE AQUI UMA SÉRIE DE LINKS REFERENTES AO PODER PÚBLICO E OUTRAS INSTITUIÇÕES

Acompanhe-me nas Redes Socias