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07 DE NOVEMBRO DE 2013

Passe livre para um transporte de qualidade

Andar a 20 quilômetros por hora pode ser uma experiência de tirar o fôlego. Isso quando se está a bordo de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), em Barcelona, e se descobre que este tipo de transporte reduz em até 40% o tempo de deslocamento dos passageiros, se comparado aos ônibus. O VLT é emblemático de um modelo de transporte coletivo que virou referência internacional por seu sistema integrado de vários modais: trem, metrô, ônibus e VLT; pela integração tarifária e pela governança compartilhada entre entes públicos e privados. O que, no final das contas, pode ser traduzido por uma única palavra: respeito. Respeito ao usuário, respeito ao cidadão.

 

Esta a impressão mais impactante que fica da missão internacional da qual participei entre os dias 27 de outubro e 03 de novembro, no âmbito das comissões de Segurança e Serviços Públicos e de Mobilidade Urbana, realizada com o objetivo de conhecer experiências bem-sucedidas de transporte público e buscar adequações à nossa realidade e às nossas necessidades. O metrô de Madri, por exemplo, serve aos mais de três milhões de habitantes com uma das redes de maior extensão em todo o mundo. São quase 300 quilômetros de trilhos de metrô, 2.281 vagões e 12 linhas que atendem à Região Metropolitana e cidades do entorno.

 

Em Barcelona, os cidadãos desfrutam de um dos melhores serviços de transporte público de toda a Europa Ocidental, com destaque para a área de cobertura, o conforto, a limpeza, a pontualidade e a eficiência, além do preço da passagem, subsidiado em cerca de 60% pelo Poder Público. O ticket integrado permite ao usuário viajar em cinco diferentes meios de transporte com um único bilhete. Há também a possibilidade de optar pela compra programada: por mês, por semestre ou por ano. E ganhar descontos progressivos. Sem dúvida, um belo exemplo a ser conhecido, analisado e, quem sabe, “adaptado” por aqui.

 

Nosso país vive um novo momento. Nos últimos 10 anos, com o governo Lula e Dilma, tivemos muitos avanços econômicos e sociais. Agora, é chegada a hora de melhorarmos nossa rede de mobilidade urbana e de logística. Somos um país que pode e precisa ter um sistema de transporte mais racional e eficiente. É nesse sentido que vou continuar trabalhando, porque, desde que assumi a presidência da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, defendo a integração do sistema de transporte metropolitano e do sistema tarifário, com a gestão pública dos recursos. Da mesma forma, acredito que no interior do nosso estado o valor das passagens e o sistema de transporte deve ser revisto.


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